A Lenda das Arcas do Castelo de Montemor-o-Velho


Há muitos anos, no Castelo de Montemor-o-Velho, vivia um alcaide muito sério e frio. Ele tinha uma filha muito bonita, que guardava como se fosse o maior tesouro do mundo.

Um dia, um dos cavaleiros do castelo apaixonou-se por ela. Quando o alcaide descobriu, ficou furioso e mandou prender o cavaleiro, condenando-o à morte. A filha ficou desesperada porque, mesmo sem perceber, também já gostava dele. Ela pediu ao pai que o perdoasse, mas ele não mudou de ideia.

Então, a jovem decidiu visitar o cavaleiro na prisão sem que o pai soubesse. Quando os dois se encontraram, perceberam que estavam apaixonados e resolveram fugir juntos. Conseguiram escapar do castelo e casaram-se em segredo.

Quando o alcaide soube, ficou cheio de raiva e quis vingar-se. Para isso, enviou-lhes duas arcas como presente de casamento. Numa, colocou ouro, mas na outra pôs uma terrível maldição: a peste.

Mas o amor dos dois era tão forte que perceberam a intenção do alcaide e nunca abriram as arcas. Decidiram deixá-las para trás, enterradas nas muralhas do castelo, e fugiram para longe, onde viveram felizes.

Dizem que as arcas ainda estão escondidas no castelo. Uma está cheia de ouro, mas a outra guarda a maldição e por isso, ainda hoje, as arcas continuam fechadas...

Fontes
infopedia.pt - Porto Editora Https://www.infopedia.pt › artigos Arcas de Montemor
https://www.mitologia.pt/a-lenda-das-arcas-de-montemor-o-velho-518304
IA image

Gabriel C., aluno do 9ºAno

Comentários

Mensagens populares