A Origem da Tourada: Como Tudo Começou
Esta tradição tão antiga vem de milhares de anos atrás, com diferentes versões ao longo da história. Registos mostram que povos antigos, como os Minoicos, na ilha de Creta, já tinham rituais envolvendo touros, assim como os romanos faziam combates com animais nas arenas.
Em Espanha e Portugal, as touradas, como conhecemos hoje, foram ganhando forma na Idade Média, quando nobres treinavam para a guerra, lutando contra touros. A primeira referência a uma atividade taurina data de 1258, nas Inquirições de D. Afonso III. Inicialmente, não era uma luta de um toureiro contra o touro, mas sim uma forma de exibir coragem e força. Os maiores cavaleiros eram os que enfrentavam os touros em caçadas e treinos de combate.
A partir do século XVIII, a tourada passou a ser um espetáculo e apresentada em arenas para o público. De início, os toureiros não estavam a pé; eles montavam os seus cavalos! Só depois surgiram os "matadores", que enfrentam os touros a pé e com uma capa vermelha para chamar a atenção do animal.
Hoje, a tourada é tema de muitas discussões e divisões. Mesmo que não concordemos com todos os aspectos dessa tradição, conhecer a sua origem ajuda-nos a entender por que se tornou importante em algumas culturas.
Afinal, para aprender sobre o presente, é sempre bom entender o passado
Fontes
HISTÓRIA DA TAUROMAQUIA - Tudo sobre a história das Touradas
_barq_tourada_5_5f32b2796df12.jpg (850×566)
Características principales del arte minoico o cretense - Red Historia
Aluno do 9ºAno
Comentários
Enviar um comentário