O Rinoceronte que Fascinou a Europa em 1515
O animal, chamado Genda (que significa "rinoceronte" em gujarati), foi um presente do sultão Muzaffar Shah II, rei de Cambaia, para Afonso de Albuquerque, governador da Índia Portuguesa que o enviou para Dom Manuel I, como presente para a Casa das Feras, onde o rei colecionava animais raros.
A viagem do rinoceronte foi feita no navio Nossa Senhora da Ajuda, e Genda foi acompanhado por um tratador indiano chamado Ocem. Quando chegou a Lisboa, o animal causou uma enorme curiosidade e espanto, rapidamente ficou famoso em toda a Europa e imortalizado, em gárgula, na Torre de Belém.
Apesar de muitos nunca terem visto o rinoceronte ao vivo, ele inspirou artistas e estudiosos da época. Um exemplo disso é a famosa gravura feita pelo artista alemão Albrecht Dürer, que desenhou o rinoceronte com base em descrições e relatos, sem nunca o ter visto pessoalmente.
Esta história mostra como as viagens e os contactos entre diferentes partes do mundo, durante os Descobrimentos, trouxeram novas coisas para a Europa e ajudaram a ligar culturas muito diferentes.
Fontes
O rinoceronte indiano do rei de Portugal (nationalgeographic.pt)
https://artsandculture.google.com/story/fAWhMvHAdydLLw?hl=pt-PT
Aluna do 7º Ano
Comentários
Enviar um comentário